Escaping from the framework, guided by Clean Architecture

14/08/2017 (Segunda-feira)
09:30 - 11:00
Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano - Bloco 6 - ICMC place

"Nessa palestra, nós vamos discutir causas e consequências do acoplamento de uma aplicação a frameworks / ferramentas, e como podemos ""descolar"" nosso sistema desses detalhes de implementação através de arquitetura de software.
Arquitetura limpa - Clean Architecture - é um nome proposto pelo mito Uncle Bob Martin para descrever um estilo de projetar sistemas de maneira que o centro esteja naquilo que mais importa : aquilo que o software deve fazer - trazendo como benefícios manutenabilidade, extensibilidade, testabilidade e principalmente, independência em relação a peças que eventualmente podem ser substituídas."

Ubiratan Soares

Software Engineer

Ubiratan é Engenheiro de Software trabalhando diariamente com aplicações móveis desde 2010, com foco na criação de apps profissionais com performance e código robusto. Interessa-se também por Java e especialmente o ecossistema da JVM, incluindo Kotlin e Scala. Defensor de melhores práticas de desenvolvimento e programação reativa, foi nomeado em 2015 Google Developer Expert para Android e Intel Software Innovator em 2014.

Patrocinadores

Apoios